terça-feira, 27 de julho de 2010

Deleite

Há algum tempo tenho vontade de pesquisar sobre o real significado do sentimento deleite. O termo ficou mais comum no meu vocabulário quando li Sandman e um dos perpétuos* tinha esse nome.

Então, aproveitei esse post para pesquisar mais sobre esse sentimento taxado comumente como pecaminoso:

Deleite significa «prazer suave e demorado; voluptuosidade;
delícia; gosto**

Não acho que seja um sentimento que ocorre somente durante o prazer sexual. Deleitar-se comendo chocolate, descobrindo alguma coisa nova, vencendo um desafio, pensando em um amor platônico, ouvindo uma música, lendo um livro, vendo um filme.

Fico pensando como fugimos constantemente desse sentimento. Colocamos a desculpa na falta de tempo ou de não saber aonde procurar coisas simples que nos agradam (e que não nos fazem mal, claro - chocolate sempre não pode...). Tem gente que prefere se drogar e ficar alto para conseguir sentí-lo ao invés de simplesmente acrescentar coisas em sua vida que a façam sentir isso constantemente. Depois de sentir o deleite parece que nos renovamos. É exatamente assim quando eu termino de escrever uma estória ou finalizo alguma criação que por um bom tempo ocupou minha mente.

We're in such a hurry most of the time we never get much chance to talk. The result is a kind of endless day-to-day shallowness, a monotony that leaves a person wondering years later where all the time went and sorry that it's all gone.

Zen e a arte da manutenção de motocicletas. Robert M. Pirsing.
Acho que todos podem se deleitar com alguma coisa pelo menos uma vez por dia. Prestar atenção nos detalhes de um momento interessante, apreciar aquilo, ao invés de deixá-lo fugaz e jogado a mais um horário da agenda.

Post super curto porque a semana tá apertada, mas aposto que vocês se deleitaram por não precisarem ler aqueles posts imensos...

* Os perpétuos: Sonho, Morte, Destino, Desejo, Delírio (antigamente Deleite), Destruição, Desespero. Leia mais sobre em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Perp%C3%A9tuos

**retirado de: http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=19598

3 comentários:

Mandag Súlimo disse...

Que deleite ler o seu post :D

É como disse, sempre podemos nos deleitar com alguma coisa por dia, é só prestar atenção nos detalhes (:

Larissa disse...

O deleite de com um chocolate, estou sentindo agora rs.

Adorei mesmo, e sim, me deleitei com o seu post, e que sentimento bom é esse, que surge de coisas tão simples e também das que algumas vezes são complexas.

Tenzou ∞ Phoenix disse...

nossa vc tem mta razão

tb sinto deleite quando consigo fazer um origami difícil ou resolver contas foda ( claro que são exemplos muito superficiais mas vale tb)

gostei muito ^^