sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Esse tal do futuro.

Futuro. Do dicionário: sm 1. Tempo que há de vir, porvir. 2 Sorte futura, destino. Adj 3. Vindouro.

Futuro... O que seria futuro, para mim? Uma palavra muito vaga, em vários sentidos, em confesso. O futuro pode estar em nossas mãos e escapar delas de um modo como se fosse um piscar de olhos, em que nem ao menos percebemos que o mesmo escapou de nós.



O futuro assusta e alegra. Quantos planos são feitos em longo prazo? Quantas juras de amor ao pé do ouvido, ou até mesma promessas, objetivos, viagens e várias outras coisas que nós, seres humanos, planejamos, às vezes sem nem ao menos nos darmos conta que perdemos tempo demais planejando o futuro e não vivendo do presente intensamente.

Eu preciso confessar que tenho medo do futuro. Essa coisa me parece bem assustadora. Sem forma, sem cor, sem cheiro e sem realidade. Fica difícil de imaginar como será a minha vida daqui a alguns anos. Saber o que terei me tornado, quais sonhos e objetivos terei alcançado. Quais medos eu terei superado, quais problemas terei enfrentado. Na verdade, isso amedronta demais. Isso é a pior coisa de pensar no futuro, porque te vem coisas boas na cabeça, e consequentemente vêm coisas ruins junto.

Na verdade, o futuro já me pregou uma peça das grandes há oito anos. Eu não poderia imaginar de maneira alguma a minha vida sem uma pessoa, e quando menos esperei essa pessoa não estava mais nesse mundo. Todo um futuro planejado havia ido por água baixo naquele instante.



Talvez, nem eu e nem tu devêssemos nos preocupar tanto com esse tal de futuro. Sabe desencanar e viver esse tal de presente, que apesar de nos deixar dias tristes e dias felizes, parece ser mais interessante. Até porque, no futuro, além de realizar os teus sonhos, tu irás querer lembranças a guardar e para isso acontecer, o teu presente tem que ser bem aproveitado.

Não que não devemos nos preocupar com o amanhã, é claro que devemos. Mas tudo tem o seu limite. Ás vezes fazer muitos planos acaba nos privando de muitas coisas que poderiam acontecer naturalmente, ou acabam nos frustrando por ter dado errado.

Acho que na verdade, esse tal de futuro nos assombra e nos faz feliz. É ele nos dá esperança de que o dia seguinte, o mês seguinte, os anos seguintes serão melhores.
Um pouco masoquista, eu confesso. Mas quem é que não sonha acordado imaginando como estará daqui a uns vinte anos?



Enfim, espero que o texto tenha realmente agradado. Foi difícil falar sobre esse tema, mas desafios na escrita sempre são bem-vindos.
Hoje é sexta-feira treze e com superstição ou não, é sexta! Então aproveitem e bom final de semana. Agora, boa noite, que eu ainda tenho que dormir e ir para a aula.

2 comentários:

Mandag Súlimo disse...

hahaha, sexta-feira 13, nem tinha pensando, que tenso =p... adorei o post, e somos bem masoquistas mesmo, sem nos dar conta disso. Eu passei pela mesma situação que descreveu, só que foi há 3 anos atrás, e foi horrível, é muita coisa para engolir, para se entender, para passar de uma só vez, parecia que não iria aguentar, mas vamos superando e ficando mais forte a cada dia.

Larissa disse...

Concordo com você, e que ótimo texto hein, adorei.
Bem, eu penso no futuro, mas sempre que penso, percebo que não adianta, as coisas nunca saem como imaginamos, ou como queremos, então, para mim, quando penso muito no que vai acontecer sempre me frustro.
O futuro é incerto, e bem assustador às vezes.